Levante suas mãos se você acha que está vivendo em um mundo maravilhoso hoje! Com a revolução digital mudando quase todos os aspectos de nossas vidas, todos nós estamos economizando tempo e esforços de uma forma ou de outra.
Por exemplo, você pode fazer compras sentado em seu sofá, realizar reuniões, descobrir novos lugares, aprender novas habilidades, reservar ingressos e até mesmo enviar ou receber dinheiro diretamente de seu smartphone.
Falando em enviar e receber dinheiro, os aplicativos de pagamento P2P realmente deixaram sua marca como um aplicativo eficiente para dispositivos móveis, juntamente com um modo de pagamento conveniente e seguro.
Então, quais são exatamente os aplicativos de pagamento P2P?
O sistema de pagamento ponto a ponto atua como um intermediário que ajuda uma pessoa a transferir fundos de sua conta bancária para a conta bancária de outra pessoa com a ajuda de um aplicativo chamado de ponto a ponto.
Aplicativos P2P ou ponto a ponto, ganharam imensa popularidade entre os jovens que geralmente demonstram mais confiança em compartilhar seus dados financeiros com o software de terceiros, em comparação com a geração mais velha e menos experiente em tecnologia.
Tipos de aplicativos de pagamento P2P
1. Serviços independentes
Esses fornecedores de P2P têm seu próprio mecanismo que facilita a transferência de dinheiro. Todos eles têm um recurso de carteira que ajuda o usuário a armazenar seu dinheiro antes de transferir para alguma conta bancária ou enviá-lo para seus pares.
PayPal e Venmo são os principais serviços nesta categoria. O PayPal encabeça o gráfico com sua presença em mais de 202 países, onde mais de 250 milhões de usuários fazem transações.
Enquanto Venmo, que é de propriedade do PayPal é o serviço que mais cresce nesta categoria, ele testemunhou um tremendo crescimento em seu volume total de pagamentos de 6,8 bilhões no primeiro trimestre de 2017 para 17 bilhões no terceiro trimestre de 2018.
2. Banco central
Os aplicativos P2P que envolvem um banco como uma das partes nas transações são chamados de aplicativos de pagamento P2P centralizados em bancos.
Podemos dividir ainda essa categoria em dois tipos. Um, em que os bancos têm seu próprio aplicativo móvel.
Em segundo lugar, os aplicativos de pagamento P2P que transferem fundos através de suas cooperativas de crédito e bancos parceiros.
O Zelle é uma das plataformas mais seguras desenvolvidas pelos principais institutos bancários dos EUA e atende a todos os padrões de segurança.
O aplicativo Zelle extrai e deposita dinheiro diretamente na conta bancária, em vez de qualquer tipo de conta que tenha moeda armazenada.
3.Mídia Social
Nos últimos anos, vimos que muitos gigantes da mídia social desenvolveram aplicativos P2P. Em 2015, o Facebook lançou seu recurso de pagamento em seu messenger, onde os usuários podem transferir fundos sem sair do aplicativo.
O Snapchat lançou o Snapcash quatro meses antes do Facebook integrar o recurso de pagamento. No entanto, eles tiveram que encerrar em 30 de agosto de 2018.
Seguindo o caminho do Facebook, o Google adquiriu a Softcard, uma plataforma de carteira móvel que era uma joint venture entre a AT & T, a T-Mobile e a Verizon.
Por que aplicativos P2P são muito populares?
Nos últimos anos, aplicativos de pagamento P2P ganharam um tremendo impulso em comparação com os aplicativos de pagamento bancário. Desde 2015, o número total de downloads para aplicativos bancários aumentou apenas 10% de 2015-2017.
Considerando que, o download de aplicativos P2P quase triplicou de 17 milhões para 46 milhões em 2017 em os EUA.
O principal motivo que explica esses resultados é o fato de permitir que os usuários transfiram dinheiro com apenas um toque no smartphone.
Basta vincular sua conta bancária uma vez ao aplicativo e aproveitar a maneira rápida, segura e conveniente de transferência de dinheiro.
Recursos que devem estar no seu aplicativo P2P
Para criar um aplicativo que facilita os pagamentos do P2P, a empresa de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis precisa incluir alguns recursos essenciais que tornariam o aplicativo um sucesso certo. Sem esses recursos, é quase impossível sobreviver no mercado atual.
Notificação
Esse recurso é útil, pois informa o usuário sempre que um pagamento é iniciado ou recebido, notifica para cada atividade de carteira e ainda envia notificações para datas de vencimento de faturas e reservas de bilhetes.
Exemplos: notificações do Chrome, Rest APIs, Amazon SNS, APNS e mensagens em nuvem do Firebase.
Enviar conta, fatura
Deve haver um recurso que permita ao usuário digitalizar a fatura para a pessoa que deve efetuar o pagamento.
Além disso, o aplicativo deve gerar uma fatura de transação que pode ser recebida pelo remetente e pelo destinatário.
Histórico de transações
O aplicativo deve ter um recurso que permita aos usuários visualizar o resumo de todas as transações feitas pelo aplicativo de pagamento P2P.
ID exclusivo / OTP
Cada solução de financiamento móvel deve enviar um ID exclusivo ou OTP (senha única), para que o usuário possa verificá-lo antes que qualquer quantia seja deduzida de sua carteira ou conta.
Para tornar a segurança ainda mais rígida, poucos sistemas de pagamento P2P também pedem OTP toda vez que um usuário faz o login no aplicativo.
Quantia de transferência para banco
Geralmente, os usuários gostam quando o aplicativo de pagamento P2P fornece a flexibilidade de transferir o dinheiro do aplicativo para a conta bancária.
Cada aplicativo de pagamento P2P possui um modelo de negócios diferente, de acordo com o qual eles cobram uma pequena taxa que varia de acordo com cada aplicativo.
Trava de segurança com impressão digital
Os aplicativos de pagamento P2P são altamente propensos a riscos, pois contêm detalhes e credenciais importantes da conta bancária.
Devido a isso, torna-se obrigatório que o desenvolvedor forneça uma segurança infalível para seu usuário de aplicativo.
Eles podem fazer isso fornecendo um bloqueio de impressão digital no aplicativo. Esse bloqueio garantirá que apenas o usuário do aplicativo possa acessar sua conta.
Exemplos: autenticação biométrica, impressão digital óptica, sensores capacitivos.
Chatbot
As soluções de pagamento ponto a ponto devem ter um chatbot que possa resolver todas as dúvidas que possam surgir durante a transação de fundos, deduções erradas da conta / carteira e no caso de o usuário perder a conexão com a Internet.
Exemplos: SDKs de terceiros – Zendesk, chat do messenger do Facebook, Microsoft Bot Framework e Amazon Lex.
Compra/venda de criptomoedas
Criptomoedas, especialmente Bitcoin tem sido a conversa do momento nos últimos dois anos.
Você deve fornecer aos seus usuários um recurso em seu aplicativo de pagamento P2P que lhes permita comprar e vender criptomoedas com eficiência e segurança.
Esse recurso pode ser um fator de mudança, pois atrairá muitas pessoas que possuem um grande interesse no Bitcoin e outras criptomoedas.
Desafios enfrentados durante o desenvolvimento de um aplicativo de pagamento P2P
Não importa qual tipo de solução de pagamento digital você desenvolve! Haverá um conjunto de desafios que você terá que superar. Então, vamos dar uma olhada nesses desafios.
Por conveniência, dividimos esses desafios em dois tipos:
1. Técnico
2. Não-técnico
Desafios técnicos
Segurança: É o maior desafio que qualquer empresa de desenvolvimento de aplicativos de carteira precisa enfrentar.
No passado, os hackers melhoraram as plataformas mais renomadas e seguras, como o PayPal e o NIC Asia Bank.
Como esses aplicativos contêm uma enorme quantidade de dados confidenciais em um único local, o risco é sempre maior e, portanto, torna-se obrigatório que os provedores de serviços P2P garantam segurança infalível.
Cumprir com o PCI DSS: É obrigatório que todas as marcas que lidam com os dados bancários confidenciais sigam e cumpram as exigências de conformidade do PCI DSS.
Para cumprir suas diretrizes, sua solução deve atender aos critérios abaixo:
- Proteger informações confidenciais
- Sistema de gerenciamento de vulnerabilidades em vigor
- Construa padrões de controle de acesso fortes
- Testes contínuos e monitoramento de redes
- Atualize todas as políticas de segurança
- Manter rede e sistema seguros
Conversão de moeda: conversão de moeda é um desafio que é enfrentado por todos os serviços de pagamento P2P.
Muitas vezes torna-se difícil converter a moeda em tempo real, já que existem mais de 180 moedas funcionais no mundo.
Além disso, deve-se desenvolver o aplicativo P2P de tal maneira que a transferência de dinheiro ocorra no menor período de tempo possível.
Desafios não técnicos
Limitações regionais: Uma coisa comum na maioria dos aplicativos de pagamento P2P é que eles são restritos por sua geografia.
Ainda hoje não existe um aplicativo ponto a ponto que permita ao usuário enviar dinheiro através de fronteiras. Para emergir como um dos principais aplicativos P2P do setor, é preciso ir além de suas restrições geográficas.
Casos de disputa: Há vários problemas relacionados a soluções de pagamento ponto a ponto.
Por exemplo, quando um usuário envia uma quantia para seu amigo e a outra pessoa não recebe nenhum pagamento, mesmo que o valor seja debitado da carteira do remetente ou da conta bancária.
Esse tipo de disputa pode acontecer a qualquer momento e os desenvolvedores que já desenvolveram o aplicativo P2P ou que ainda irão desenvolver um, devem manter isso em mente.
Mudança de mentalidade lenta: é evidente que as transações feitas através de aplicativos P2P são mais rápidas e convenientes.
No entanto, as pessoas ainda se sentem confortáveis usando o modo tradicional de pagamento, ou seja, através do dinheiro.
E a razão por trás disso é simples. Ninguém gostaria de colocar em risco a segurança de seus dados financeiros confidenciais.
Futuro dos aplicativos de pagamento P2P
O mercado para os aplicativos de pagamento P2P está pronto a concorrência acirrada.Nos próximos anos, veremos muitas outras mudanças promissoras.
O futuro dos aplicativos de pagamento P2P parece mais brilhante com a possível integração da tecnologia Blockchain e da criptomoeda.
Blockchain não é nada além de um registro de transações. Um registro que é distribuído entre milhares de computadores em todo o mundo, em vez de uma pessoa controlando-o.
Todos esses milhares de computadores precisam chegar a um consenso para tornar uma transação válida.
Cada transação feita é transmitida para a rede e a validade dessas é verificada por algoritmos complexos.
Se for válido, eles serão adicionados ao registro da transação anterior. A cadeia de transações assim formada é chamada de blockchain.
Com essas vantagens pioneiras, os aplicativos de pagamento P2P movidos a blockchain já viram grandes investimentos feitos por gigantes como a JP Morgan Chase & Co.
Eles já apresentaram um pedido de patente no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA.
Conclusão
Aplicativos de pagamento P2P estão redefinindo a maneira como fazemos pagamentos de várias maneiras e continuarão fazendo isso nos próximos anos.
O número crescente de usuários mostra que as pessoas estão migrando lentamente da forma física do dinheiro para o dinheiro digital, o que talvez seja o futuro.
Então, agora é a melhor hora para investir seu tempo e dinheiro para desenvolver um aplicativo de pagamento P2P robusto para ganhar a vantagem do primeiro movimento.
Os pagamentos por P2P ainda são um segmento de nicho que passará por uma enorme transformação nos próximos anos e você deve querer ser o primeiro a se adaptar a essas vantagens.
Levante suas mãos se você acha que está vivendo em um mundo maravilhoso hoje! Com a revolução digital mudando quase todos os aspectos de nossas vidas, todos nós estamos economizando tempo e esforços de uma forma ou de outra.
Por exemplo, você pode fazer compras sentado em seu sofá, realizar reuniões, descobrir novos lugares, aprender novas habilidades, reservar ingressos e até mesmo enviar ou receber dinheiro diretamente de seu smartphone.
Falando em enviar e receber dinheiro, os aplicativos de pagamento P2P realmente deixaram sua marca como um aplicativo eficiente para dispositivos móveis, juntamente com um modo de pagamento conveniente e seguro.
Então, quais são exatamente os aplicativos de pagamento P2P?
O sistema de pagamento ponto a ponto atua como um intermediário que ajuda uma pessoa a transferir fundos de sua conta bancária para a conta bancária de outra pessoa com a ajuda de um aplicativo chamado de ponto a ponto.
Aplicativos P2P ou ponto a ponto, ganharam imensa popularidade entre os jovens que geralmente demonstram mais confiança em compartilhar seus dados financeiros com o software de terceiros, em comparação com a geração mais velha e menos experiente em tecnologia.
Tipos de aplicativos de pagamento P2P
1. Serviços independentes
Esses fornecedores de P2P têm seu próprio mecanismo que facilita a transferência de dinheiro. Todos eles têm um recurso de carteira que ajuda o usuário a armazenar seu dinheiro antes de transferir para alguma conta bancária ou enviá-lo para seus pares.
PayPal e Venmo são os principais serviços nesta categoria. O PayPal encabeça o gráfico com sua presença em mais de 202 países, onde mais de 250 milhões de usuários fazem transações.
Enquanto Venmo, que é de propriedade do PayPal é o serviço que mais cresce nesta categoria, ele testemunhou um tremendo crescimento em seu volume total de pagamentos de 6,8 bilhões no primeiro trimestre de 2017 para 17 bilhões no terceiro trimestre de 2018.
2. Banco central
Os aplicativos P2P que envolvem um banco como uma das partes nas transações são chamados de aplicativos de pagamento P2P centralizados em bancos.
Podemos dividir ainda essa categoria em dois tipos. Um, em que os bancos têm seu próprio aplicativo móvel.
Em segundo lugar, os aplicativos de pagamento P2P que transferem fundos através de suas cooperativas de crédito e bancos parceiros.
O Zelle é uma das plataformas mais seguras desenvolvidas pelos principais institutos bancários dos EUA e atende a todos os padrões de segurança.
O aplicativo Zelle extrai e deposita dinheiro diretamente na conta bancária, em vez de qualquer tipo de conta que tenha moeda armazenada.
3.Mídia Social
Nos últimos anos, vimos que muitos gigantes da mídia social desenvolveram aplicativos P2P. Em 2015, o Facebook lançou seu recurso de pagamento em seu messenger, onde os usuários podem transferir fundos sem sair do aplicativo.
O Snapchat lançou o Snapcash quatro meses antes do Facebook integrar o recurso de pagamento. No entanto, eles tiveram que encerrar em 30 de agosto de 2018.
Seguindo o caminho do Facebook, o Google adquiriu a Softcard, uma plataforma de carteira móvel que era uma joint venture entre a AT & T, a T-Mobile e a Verizon.
Por que aplicativos P2P são muito populares?
Nos últimos anos, aplicativos de pagamento P2P ganharam um tremendo impulso em comparação com os aplicativos de pagamento bancário. Desde 2015, o número total de downloads para aplicativos bancários aumentou apenas 10% de 2015-2017.
Considerando que, o download de aplicativos P2P quase triplicou de 17 milhões para 46 milhões em 2017 em os EUA.
O principal motivo que explica esses resultados é o fato de permitir que os usuários transfiram dinheiro com apenas um toque no smartphone.
Basta vincular sua conta bancária uma vez ao aplicativo e aproveitar a maneira rápida, segura e conveniente de transferência de dinheiro.
Recursos que devem estar no seu aplicativo P2P
Para criar um aplicativo que facilita os pagamentos do P2P, a empresa de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis precisa incluir alguns recursos essenciais que tornariam o aplicativo um sucesso certo. Sem esses recursos, é quase impossível sobreviver no mercado atual.
Notificação
Esse recurso é útil, pois informa o usuário sempre que um pagamento é iniciado ou recebido, notifica para cada atividade de carteira e ainda envia notificações para datas de vencimento de faturas e reservas de bilhetes.
Exemplos: notificações do Chrome, Rest APIs, Amazon SNS, APNS e mensagens em nuvem do Firebase.
Enviar conta, fatura
Deve haver um recurso que permita ao usuário digitalizar a fatura para a pessoa que deve efetuar o pagamento.
Além disso, o aplicativo deve gerar uma fatura de transação que pode ser recebida pelo remetente e pelo destinatário.
Histórico de transações
O aplicativo deve ter um recurso que permita aos usuários visualizar o resumo de todas as transações feitas pelo aplicativo de pagamento P2P.
ID exclusivo / OTP
Cada solução de financiamento móvel deve enviar um ID exclusivo ou OTP (senha única), para que o usuário possa verificá-lo antes que qualquer quantia seja deduzida de sua carteira ou conta.
Para tornar a segurança ainda mais rígida, poucos sistemas de pagamento P2P também pedem OTP toda vez que um usuário faz o login no aplicativo.
Quantia de transferência para banco
Geralmente, os usuários gostam quando o aplicativo de pagamento P2P fornece a flexibilidade de transferir o dinheiro do aplicativo para a conta bancária.
Cada aplicativo de pagamento P2P possui um modelo de negócios diferente, de acordo com o qual eles cobram uma pequena taxa que varia de acordo com cada aplicativo.
Trava de segurança com impressão digital
Os aplicativos de pagamento P2P são altamente propensos a riscos, pois contêm detalhes e credenciais importantes da conta bancária.
Devido a isso, torna-se obrigatório que o desenvolvedor forneça uma segurança infalível para seu usuário de aplicativo.
Eles podem fazer isso fornecendo um bloqueio de impressão digital no aplicativo. Esse bloqueio garantirá que apenas o usuário do aplicativo possa acessar sua conta.
Exemplos: autenticação biométrica, impressão digital óptica, sensores capacitivos.
Chatbot
As soluções de pagamento ponto a ponto devem ter um chatbot que possa resolver todas as dúvidas que possam surgir durante a transação de fundos, deduções erradas da conta / carteira e no caso de o usuário perder a conexão com a Internet.
Exemplos: SDKs de terceiros – Zendesk, chat do messenger do Facebook, Microsoft Bot Framework e Amazon Lex.
Compra/venda de criptomoedas
Criptomoedas, especialmente Bitcoin tem sido a conversa do momento nos últimos dois anos.
Você deve fornecer aos seus usuários um recurso em seu aplicativo de pagamento P2P que lhes permita comprar e vender criptomoedas com eficiência e segurança.
Esse recurso pode ser um fator de mudança, pois atrairá muitas pessoas que possuem um grande interesse no Bitcoin e outras criptomoedas.
Desafios enfrentados durante o desenvolvimento de um aplicativo de pagamento P2P
Não importa qual tipo de solução de pagamento digital você desenvolve! Haverá um conjunto de desafios que você terá que superar. Então, vamos dar uma olhada nesses desafios.
Por conveniência, dividimos esses desafios em dois tipos:
1. Técnico
2. Não-técnico
Desafios técnicos
Segurança: É o maior desafio que qualquer empresa de desenvolvimento de aplicativos de carteira precisa enfrentar.
No passado, os hackers melhoraram as plataformas mais renomadas e seguras, como o PayPal e o NIC Asia Bank.
Como esses aplicativos contêm uma enorme quantidade de dados confidenciais em um único local, o risco é sempre maior e, portanto, torna-se obrigatório que os provedores de serviços P2P garantam segurança infalível.
Cumprir com o PCI DSS: É obrigatório que todas as marcas que lidam com os dados bancários confidenciais sigam e cumpram as exigências de conformidade do PCI DSS.
Para cumprir suas diretrizes, sua solução deve atender aos critérios abaixo:
- Proteger informações confidenciais
- Sistema de gerenciamento de vulnerabilidades em vigor
- Construa padrões de controle de acesso fortes
- Testes contínuos e monitoramento de redes
- Atualize todas as políticas de segurança
- Manter rede e sistema seguros
Conversão de moeda: conversão de moeda é um desafio que é enfrentado por todos os serviços de pagamento P2P.
Muitas vezes torna-se difícil converter a moeda em tempo real, já que existem mais de 180 moedas funcionais no mundo.
Além disso, deve-se desenvolver o aplicativo P2P de tal maneira que a transferência de dinheiro ocorra no menor período de tempo possível.
Desafios não técnicos
Limitações regionais: Uma coisa comum na maioria dos aplicativos de pagamento P2P é que eles são restritos por sua geografia.
Ainda hoje não existe um aplicativo ponto a ponto que permita ao usuário enviar dinheiro através de fronteiras. Para emergir como um dos principais aplicativos P2P do setor, é preciso ir além de suas restrições geográficas.
Casos de disputa: Há vários problemas relacionados a soluções de pagamento ponto a ponto.
Por exemplo, quando um usuário envia uma quantia para seu amigo e a outra pessoa não recebe nenhum pagamento, mesmo que o valor seja debitado da carteira do remetente ou da conta bancária.
Esse tipo de disputa pode acontecer a qualquer momento e os desenvolvedores que já desenvolveram o aplicativo P2P ou que ainda irão desenvolver um, devem manter isso em mente.
Mudança de mentalidade lenta: é evidente que as transações feitas através de aplicativos P2P são mais rápidas e convenientes.
No entanto, as pessoas ainda se sentem confortáveis usando o modo tradicional de pagamento, ou seja, através do dinheiro.
E a razão por trás disso é simples. Ninguém gostaria de colocar em risco a segurança de seus dados financeiros confidenciais.
Futuro dos aplicativos de pagamento P2P
O mercado para os aplicativos de pagamento P2P está pronto a concorrência acirrada.Nos próximos anos, veremos muitas outras mudanças promissoras.
O futuro dos aplicativos de pagamento P2P parece mais brilhante com a possível integração da tecnologia Blockchain e da criptomoeda.
Blockchain não é nada além de um registro de transações. Um registro que é distribuído entre milhares de computadores em todo o mundo, em vez de uma pessoa controlando-o.
Todos esses milhares de computadores precisam chegar a um consenso para tornar uma transação válida.
Cada transação feita é transmitida para a rede e a validade dessas é verificada por algoritmos complexos.
Se for válido, eles serão adicionados ao registro da transação anterior. A cadeia de transações assim formada é chamada de blockchain.
Com essas vantagens pioneiras, os aplicativos de pagamento P2P movidos a blockchain já viram grandes investimentos feitos por gigantes como a JP Morgan Chase & Co.
Eles já apresentaram um pedido de patente no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA.
Conclusão
Aplicativos de pagamento P2P estão redefinindo a maneira como fazemos pagamentos de várias maneiras e continuarão fazendo isso nos próximos anos.
O número crescente de usuários mostra que as pessoas estão migrando lentamente da forma física do dinheiro para o dinheiro digital, o que talvez seja o futuro.
Então, agora é a melhor hora para investir seu tempo e dinheiro para desenvolver um aplicativo de pagamento P2P robusto para ganhar a vantagem do primeiro movimento.
Os pagamentos por P2P ainda são um segmento de nicho que passará por uma enorme transformação nos próximos anos e você deve querer ser o primeiro a se adaptar a essas vantagens.