Impacto da tecnologia Blockchain no setor de saúde

A segunda metade do século XX e os primeiros anos do século XXI viram algumas invenções e descobertas que mudaram o nosso mundo para sempre. Algumas dessas inovações são: o computador, a internet e agora a nova sensação Blockchain.

Não se surpreenda se eu colocar o Blockchain acima da invenção da internet, já que muitos especialistas acreditam firmemente que blockchain é a invenção mais significativa desde a internet. Alguns também chamam de nova ou “próxima internet”.

Blockchain surgiu como uma nova palavra de ordem no mundo da tecnologia. A ascensão do Bitcoin e outras criptomoedas certamente ajudaram a blockchain a ficar em evidência.

No entanto, os especialistas acreditam que o Blockchain não é uma moda passageira, pois ele não tem utilidade somente para as criptomoedas , ele promete ser muito mais do que isso.

O que é blockchain?

O Wiki define blockchain como um ledger digital descentralizado , distribuído e público que é usado para registrar transações em vários computadores, de forma que qualquer registro envolvido não possa ser alterado retroativamente, sem a alteração de todos os blocos subseqüentes.

O nome Blockchain deriva de ‘blocos’ ou transações (registros) que são verificados e conectados ao ‘bloco’ anterior para formar uma cadeia longa.

Em termos simples, você pode imaginar o blockchain como um enorme arquivo do Google doc, com uma grande diferença que nesse ponto qualquer um pode visualizar e adicionar, mas não pode alterar as informações.

Por que isso é tão importante?

Blockchain é uma invenção revolucionária, pois resolve muitos desafios digitais como:

Transparência: O Blockchain oferece muita transparência, pois todas as transações feitas são registradas e verificadas publicamente.

Imutabilidade: Todos os dados escritos no blockchain não podem ser alterados por ninguém uma vez digitados.

Isso também inclui o administrador do sistema e os terceiros. Isso ajuda as pessoas a provar que seus dados são genuínos e inalterados.

Segurança: No Blockchain, os dados são armazenados em todos os sistemas, em vez de um banco de dados centralizado, o que aumenta sua segurança e faz com que ele seja testado.

Custos de transação reduzidos: O Blockchain elimina completamente terceiros e até bancos, permitindo transações peer-to-peer , reduzindo assim os custos de transação.

Inovação: Blockchain fornece uma excelente plataforma para novos modelos de negócios inovadores para crescer e competir com os negócios convencionais.

Alcance da tecnologia blockchain nos cuidados de saúde

O alcance da tecnologia blockchain na saúde é imenso. Estima-se um aumento de US $ 34,47 milhões de 2017 até 2024, com uma receita próxima a US $ 1415,59 milhões. Além disso, o crescimento do CAGR será de cerca de 70,45% entre 2018-2024.

As estatísticas parecem promissoras, mas quais são os principais fatores que tornam o blockchain tão crucial para a saúde. Vamos dar uma olhada nesses fatores:

Sistema descentralizado

Como discutido anteriormente, o Blockchain possui um sistema descentralizado que o torna à prova de hackers e impede que cada cópia de dados seja comprometida.

Todo o hardware de commodity no hospital pode ser executado nesses sistemas descentralizados. Isso eliminará todos os desastres provocados pelo homem e até mesmo naturais, proporcionando segurança infalível.

Além disso, a energia economizada por esses sistemas pode ser usada pelos pesquisadores para fazer cálculos complicados para encontrar curas, drogas e tratamentos de várias doenças e distúrbios.

Única fonte de dados

Nós estudamos anteriormente que no blockchain todas as transações são armazenadas e adicionadas à cadeia somente após serem confirmadas pela maioria dos participantes.

Além disso, os dados gravados não podem ser alterados, o que prova 100% de autenticidade e segurança.

Os pesquisadores podem usar essa propriedade para estudar uma quantidade enorme de informações não reveladas de um grupo específico de pessoas.

Isso auxilia estudos longitudinais que são usados para o desenvolvimento de medicina de precisão para tratamento eficaz.

24 * 7 monitoramento e acesso de dados

Blockchain para a saúde pode ser usado para armazenar e atualizar dados úteis do paciente, como pressão arterial e nível de açúcar em tempo real com a ajuda de IoT e wearables.

Isso ajuda os médicos a monitorar pacientes 24 * 7 que são propensos a alto risco e a informar e alertar seus responsáveis e parentes em caso de emergência.

Custo-eficácia

A tecnologia Blockchain elimina completamente todos os sistemas de terceiros e mediadores da equação que geralmente está envolvida na busca e na transferência de dados.

A ausência desse sistema resulta em grande custo-efetividade no sistema de saúde.

Regras consistentes através de contrato inteligente

O contrato inteligente nada mais é do que um protocolo de computador que verifica, facilita e impõe digitalmente a negociação.

Na área de saúde, ajuda no desenvolvimento de um processo baseado em regras consistente para que várias organizações acessem os dados do paciente.

Aplicativos de saúde Blockchain geralmente são baseados nesse princípio. Recentemente, a Peerbits desenvolveu um aplicativo móvel médico-paciente , integrando a tecnologia blockchain. Você pode ver o princípio de funcionamento desse aplicativo no vídeo abaixo.

Aplicação da tecnologia blockchain nos cuidados de saúde

Já vimos o alcance do Blockchain em saúde, agora vamos ver quais podem ser suas possíveis aplicações.

Gestão da cadeia de abastecimento

A atual cadeia de fornecimento de cuidados de saúde é insegura e prolongada. Primeiro, os medicamentos são fabricados nos centros de fabricação. Eles são então transferidos para os distribuidores atacadistas.

Os distribuidores atacadistas, em seguida, transferem para as empresas de varejo que finalmente vendem para os clientes.

Para aumentar os problemas, há uma grande ameaça à autenticidade das drogas, já que drogas precárias e falsificadas podem entrar no ciclo com facilidade.

A imutabilidade do sistema de saúde Blockchain pode resolver vários problemas de uma só vez.

Verificar os ingredientes dos medicamentos: O Blockchain ajuda os fabricantes a manter um registro de todos os ingredientes usados em um medicamento. Ele garante que todos os ingredientes utilizados são de acordo com os padrões médicos.

Blockchain oferece rastreabilidade de medicamentos falsificados: Com o uso da tecnologia blockchain, as organizações de saúde e farmacêuticas podem se livrar de medicamentos falsificados. Permite a rastreabilidade de todos esses medicamentos e ajuda a encontrar a fonte da falsificação.

Integridade dos registros médicos

Blockchain pode ser usado para garantir a integridade de todos os registros médicos. É porque sempre que um registro médico é produzido, ele pode ser armazenado no blockchain, que fornecerá sua prova absoluta, já que o registro no blockchain não pode ser alterado.

Este será um enorme ponto positivo, já que a integridade de um prontuário médico é crítica tanto para o ponto de vista médico quanto para o legal.

Regime de tratamento

Blockchain também pode revelar-se útil para fins de pesquisa médica. Os pesquisadores via acesso validado aos dados do paciente podem efetivamente estudar o impacto de qualquer tratamento específico sobre uma fração maciça da população de pacientes.

Esse tipo de pesquisa fornece resultados substanciais que resultam em melhoria na metodologia de tratamento para essa parte da população de pacientes.

Identificação do paciente único

Nos cuidados de saúde, o descompasso e a duplicação do registro do paciente não são tão raros. Além disso, com esquemas diferentes de EHRs torna o trabalho mais difícil, pois traz novas maneiras de manipular o mais simples dos dados.

No entanto, com blockchain, os dados inteiros são divididos em um ledger. Você encontrará vários endereços e chaves ao procurar os endereços; embora, todos eles forneçam uma única identificação do paciente.

Extinção de sinistros

O tempo consumido para investigação de sinistros é uma das coisas que prejudicam o setor de saúde. Contratos inteligentes no blockchain definem os termos e condições do contrato entre o pagador e o provedor.

Ele entra em vigor quando uma reivindicação é enviada. Ele é seguido pelo processamento da reivindicação em tempo real e, por fim, o pagamento é transmitido ao provedor.

Mudança no modelo de negócios

A Blockchain tem o potencial de criar novos modelos de negócios quando integrada às operações de saúde.

Vamos ver alguns exemplos de como blockchain altera o modelo de negócios do stakeholder com o setor de saúde Blockchain.

Empresas farmacêuticas: Com a plataforma Blockchain instalada, as empresas farmacêuticas poderão coletar dados em tempo real que lhes permitirão oferecer uma ampla variedade de produtos e tratamentos médicos especificamente personalizados para os pacientes.

Farmácias: Blockchain tornará o trabalho das farmácias fácil, pois eles terão todos os dados disponíveis sobre eles.

A partir desses dados, eles podem orientar efetivamente os pacientes sobre como devem tomar o medicamento.

Profissionais de saúde: Todos os profissionais de saúde, seja o médico ou enfermeiros podem acessar facilmente os dados do paciente relacionados à sua condição.

Além disso, com os dados em tempo real coletados via wearables , os profissionais podem atualizar o estágio atual do paciente e alertá-los em caso de qualquer emergência.

Quais são os desafios da tecnologia blockchain em saúde?

Blockchain na área da saúde parece ter um conjunto de benefícios e aplicações. No entanto, para implementar uma nova tecnologia como blockchain em saúde e também em grande escala não vai ser fácil.

Vamos ver quais poderiam ser os possíveis desafios que o Blockchain na saúde poderia enfrentar.

Incerteza

Blockchain ainda é uma tecnologia relativamente nova e, além das criptomoedas, não vimos nenhuma outra aplicação bem-sucedida.

No que diz respeito aos cuidados de saúde, não vemos muitas iniciativas ou iniciativas bem-sucedidas de blockchain no setor da saúde , o que cria uma sensação de incerteza e dúvida.

Propriedade de dados

Ainda não há nenhum processo estabelecido que permita saber quem é o proprietário dos dados de assistência médica e quem concede a permissão para compartilhamento.

Custo

Não há uma ideia clara sobre qual é o custo total para o estabelecimento e manutenção da tecnologia blockchain nos serviços de saúde.

Isso dificulta que qualquer empresa considere essa tecnologia sem conhecer seu custoreal .

Regras

A partir de agora, não há regras estabelecidas que orientem o uso da tecnologia blockchain no setor de saúde.

Além disso, com as regulamentações de privacidade, como o HIPAA , não há certeza de como as novas regras e regulamentos relativos ao blockchain de assistência médica serão incorporados.

Capacidade de armazenamento

Se usarmos a tecnologia blockchain no setor de saúde, ela consistirá de todos os registros médicos, documentos, imagens e relatórios de laboratório.

Além disso, conceitualmente falando, cada membro terá sua própria cópia. O volume de todos esses arquivos pode muito bem exceder a capacidade de armazenamento da tecnologia blockchain existente, o que pode causar problemas.

Conclusão

Blockchain é uma tecnologia relativamente nova que está em seu estágio inicial. É um enorme sucesso na forma de Bitcoin e certamente, elevou o nível de expectativas.

Nos próximos anos, poderemos ver o Blockchain organizando o setor de assistência médica e, com isso, haverá um impulso no desenvolvimento de aplicativos de assistência médica usando a tecnologia blockchain.

No entanto, também é verdade que a implementação de blockchain na área da saúde pode não ser tão fácil, pois pode enfrentar alguns desafios sérios, conforme discutido no artigo.

Por fim, uma coisa é certa: a Blockchain tornará o setor de saúde mais rápido e seguro do que nunca.